sábado, 16 de julho de 2011

Rumos e Escolhas

Algumas pessoas conseguem lidar com o momento da escolha de um curso, seja pela personalidade ou pela experiência. Eu, no entanto, revelo que tive dificuldades. É de grande importância, para todos os que buscam a experiência de um vestibular, dedicar um pouco de seu tempo para analisar os variáveis cursos a qual seguir, seja de ordem individual, sócio-econômica ou cultural, que interfiram positivamente no resultado de cada um. O olhar retrospectivo em direção aos aspectos significativos de nossa vida é o primeiro passo para redefinir novos posicionamentos.

Meu objetivo era passar em Odontologia. Gosto muito da área de saúde; não passava pela minha cabeça, em momento algum, fazer o curso de Geografia. Todavia, o embarque no Ensino Superior que deveria ser natural e acessível a todos, tornou-se um grande desafio para mim. O paradoxo entre a condição social versus as oportunidades gera tensão, angústia, desânimo e até desistência. Então, como estava desanimada com tantas decepções, decidi inscrever-me para o curso de Licenciatura em Geografia, pois possibilitava-me melhor acesso.

Ao chegar à Universidade me deparei com um mundo novo que aos poucos foi se desmistificando, teorias e práticas, sonhos e realidade. Estou prestes a encarar o desafio desse curso... Espero que a primeira experiência universitária, os conhecimentos adquiridos, me ajude a vencer novos desafios com comprometimento e a responsabilidade.

Toda experiência para mim, seja ela de sucesso ou não, é sempre valiosa na medida em que possibilita reavaliações e reposicionamentos. É claro que os sentimentos não vêm assim tão organizados e separados, mas o importante é que mesmo não conseguindo passar no curso que pretendia, conscientizo-me criticamente desse processo acadêmico.

Evidente também que o ingresso na instituição trouxe-me novas visões acerca de conhecimentos e projetos futuros, destacando-se não como um fato pontual e isolado, mas sim, como uma das circunstâncias de um contínuo processo que é a VIDA. Sei que a minha decisão influencia toda minha vida futura e determina meu lugar na sociedade. Porém, apesar de ter comprometimento com o curso, colocando em ação minhas habilidades, ainda tenho planos em fazer outro vestibular para área de saúde.

Minhas escolhas e experiências estão sempre me influenciando e sendo influenciadas por fatores e recursos que têm capacidade de administrar minhas emoções e consciência de minhas necessidades, desejos e metas. Assim, posiciono-me frente à realidade, conscientizando-me de que outros fatores de ordem pessoal (valores, aptidões, interesses, possibilidades) também interferem quantitativa e qualitativamente em minhas determinações.

O planejamento e a organização do meu cotidiano são requisitos fundamentais para chegar onde pretendo. Minha meta por mais um curso, portanto, me remete a uma busca de motivação mantida como uma força propulsora do meu caminhar.

Socializar meus relatos de vida faz-me refletir sobre a importância do curso que estou inserida, mesmo não sendo a opção que gostaria... E registrar meus momentos nesta página torna-me mais conscisa de analisar o mundo ao meu redor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário